por Igor Miranda via Whiplash

No primeiro semestre de 2020, logo nas etapas iniciais da pandemia do novo coronavírus, uma foto curiosa de Jon Bon Jovi viralizou nas redes sociais. Na imagem, o vocalista da banda Bon Jovi aparece lavando pratos em uma das unidades de seu restaurante comunitário, JBJ Soul Kitchen.

Ao compartilhar a foto, Jon declarou na legenda: “If you can’t do what you do, do what you can”. “Se você não pode fazer o que faz, faça o que você pode”.

A frase inspirou a criação da música “Do What You Can”, lançada no álbum “Bon Jovi 2020”, que chegou ao público no segundo semestre daquele ano. A faixa foi composta de última hora para ser incluída no disco, que, em maioria, estava concluído antes da pandemia..

Em entrevista ao programa “Conversa com Bial”, da TV Globo, Jon Bon Jovi detalhou o nascimento de “Do What You Can”. O vocalista revelou que, de fato, teve a ideia para a composição após a passagem por seu restaurante comunitário, onde as pessoas podem comer de graça ou em troca de trabalho voluntário no local.

“‘Do What You Can’ surgiu para mim há 1 ano, bem no início do que se tornou a pandemia. Todos estávamos incertos com o futuro. Ainda assim, tínhamos total consciência – minha mulher e eu – nos nossos restaurantes comunitários de que as pessoas precisariam de comida”, afirmou, inicialmente.

Com a chegada da pandemia e as ações de lockdown, não era possível ter trabalho voluntário no restaurante. Por isso, Jon arregaçou as mangas e passou a fazer o trabalho por conta própria.

“Voltei a lavar pratos como eu fazia quando começamos. Ainda conseguimos colocar comida do lado de fora para que as pessoas pudessem se servir, tanto as pessoas necessitadas quanto o trabalhador que não estava conseguindo fazer compras de mercado”, disse.

A esposa de Jon, Dorothea, foi a responsável pela imagem que acabou viralizando. “Dorothea, minha esposa, tirou uma foto minha e queria postar nas redes para avisar às pessoas quando estaríamos na cozinha e quais os horários. Eu nem sabia que ela tinha tirado a foto”, declarou.

Nasceu, aí, a frase que deu origem a “Do What You Can”. “Quando ela me mostrou e pediu minha opinião em relação aos horários e dias, respondi dizendo: ‘se não pode fazer o que faz, faça o que puder’. No dia seguinte, percebi que era uma música. Então, sentei e compus. Foi um chamado para a ação. Se você não pode cantar, pode ajudar sua comunidade. A música é sobre isso”, concluiu.

A íntegra do “Conversa com Bial” com Jon Bon Jovi pode ser conferida no site Gshow.

Matéria Original: https://whiplash.net/materias/news_732/330627-bonjovi.html