O lançamento do livro interativo “Grande Montanha de Pequenos Poemas” será realizado no Instituto de Tratamento do Câncer Infantil nesta quarta-feira (24); os pacientes receberão exemplares da obra e participarão de uma roda de leitura com a escritora Marina Pechlivanis.

Por Ana Clara Godoi, via Observatório do Terceiro Setor

Instituto de Tratamento do Câncer Infantil (ITACI) irá receber, nesta quarta-feira (21), o lançamento do livro “Grande Montanha de Pequenos Poemas’, da editora Patuá. Escrito por Marina Pechlivanis e sua filha, a ilustradora Nicole Kouts, o livro traz em cada poema um enigma ilustrado, com desafios que despertam curiosidade em crianças de todas as idades.

O lançamento acontecerá a partir das 9h no bairro Pinheiros, região oeste da capital paulista. Além de doar alguns exemplares autografados, Mariana realizará uma espécie de terapia por meio da leitura dos poemas para os pacientes do hospital.

“Esse ato pode trazer benefícios para o tratamento dos pacientes, pois há uma mudança na rotina hospitalar, principalmente aqueles que estão em internações longas, já que não são só as intercorrências agudas da própria doença que acometem as crianças, mas em longo prazo, elas podem ter desmotivação, depressão, medo da recaída e problema de autoestima”, destaca Vicente Odone, oncopediatra e diretor clínico do ITACI.

A proposta da obra interativa é estimular as crianças a fazerem parte das histórias. Para isso, o livro é composto de ilustrações monocromáticas. “Queremos dar espaço às cores na mente das crianças. E preparei todas as ilustrações com a simplicidade (e a complexidade!) de um traço, por vezes um delicado grafismo, outras uma potente palavra manuscrita, estimulando as crianças a darem continuidade e desenharem e escreverem no livro também, fazendo parte da história”, explica Nicole Kouts.

O Instituto de Tratamento do Câncer Infantil é uma organização da sociedade civil que atua como hospital público, oferecendo tratamento a crianças e adolescentes portadores de câncer e doenças hematológicas ou raras. Construído em 2002 a partir de uma parceria entre a Fundação Criança e a Fundação Oncocentro de São Paulo, o ITACI tem atividades alinhadas com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, como o ODS 3 – Saúde e bem-estar e o ODS 10 – Redução das desigualdades.

Fonte: https://observatorio3setor.org.br/noticias/acao-social-promove-acesso-a-leitura-para-pacientes-de-cancer-infantil/